terça-feira, 26 de junho de 2012

Explicando o Draft da NBA!

Olá 76ers fans!

Bom, muitas pessoas se perguntam como surgem as novas caras da NBA, os novos astros, etc. Muitos pensam que assim como no Brasil, há negociação entre as equipes numa janela de transferências e os jogadores vem de todos os lugares do mundo. Mas não, na NBA o que ocorre, é o chamado Draft.

  • Mas o que é o Draft?
http://www.alleniversonlive.com/wp-content/gallery/biography/draft01.jpgO Draft é a colocação dos jogadores em um time da liga profissional (nesse caso, a NBA).

Esse processo se dá no início de uma temporada, quando há vários jogadores inscritos na liga, porém não inscritos em nenhum time. Os times escolhem alternadamente ( a ordem é feita num sorteio) os jogadores que mais se destacaram e que estão inscritos na liga e contratam para jogar pelo seu time.

O Draft é uma saída bem inteligente, pois dessa maneira, não fica uma briga por tal jogador, cheio de propostas como é no Brasil e alguns outros países ( Vale lembrar que o Draft não ocorre somente nos EUA, ocorre em países como Austrália, Japão, etc..). Com o draft, cada equipe seleciona e contrata o jogador que tiver à disposição, geralmente as equipes que tiveram piores desempenhos na temporada anterior, são as que tem as primeiras colocações no Draft. Outra grande sacada do Draft é que como essas equipes mais “fracas” têm as melhores escolhas, a liga em si não fica sendo uma dinastia liderada por um time só, ou alguns poucos times, sempre tem a oportunidade de estar melhorando a equipe com novos talentos.

Muitos também se perguntam se os times da NBA têm categorias de base. Não, os times não possuem categorias de base, pois os times que formariam os atletas, não teriam os direitos exclusivos deles, a principal forma de revelar novos jogadores para a NBA são os colégios, universidades e ligas de menor porte.

Enfim vamos ao que interessa:

  • Como o Draft funciona na NBA?
O draft da NBA é realizado durante o verão, nas férias dos jogadores e consiste em apenas 2 rodadas. Não igual à NFL (Liga de futebol americano), no Draft da NBA os times não possuem escolha de acordo com a ordem reversa dos desempenhos. Na NBA, ocorre a Draft Lottery, ou se preferirem, a loteria do Draft, onde há o sorteio das equipes que possuirão as melhores escolhas, mas as equipes que tiveram os piores desempenhos têm muito mais chances de ficarem nas primeiras posições. Logo, elas possuem maior chance de terem as maiores revalações das ligas universitárias e de menor porte, para que o jogador possa ser escolhido, ele deve esperar 1 ano após completar o ensino médio, essa medida foi tomada afim de encorajar as equipes a escolherem os jogadores universitários. Os 30 primeiros jogadores escolhidos, ganham um contrato de 2 anos com a NBA.

Vale lembrar que mesmo com o Draft, as trocas de jogadores entre equipes podem ocorrer normalmente no decorrer da temporada, e muitas das negociações podem envolver escolhas no Draft.

Por exemplo, eu negocio um jogador com outra equipe, em troca eles me oferecem um jogador deles e mais a escolha deles no draft, da primeira ou segunda rodada.
http://blog.eastbay.com/wp-content/uploads/2010/09/Andre-Iguodala-Arizona1.jpg

  • A melhor Pick é sempre a #1?
Nem sempre a primeira escolha é o que escolhe os melhores jogadores, existem inúmeros casos de astros que não foram primeira escolha no Draft, entre eles Michael Jordan que foi selecionado na 3ª escolha da primeira rodada, nomes como Larry Bird ( 6ª escolha da primeira rodada), Kevin Garnett ( 5ª escolha da primeira  rodada), Kobe Bryant ( 13ª escolha da primeira rodada) também compõem esta lista de jogadores que não foram da primeira escolha e foram/são lendas da NBA.

Espero ter esclarecido um pouco mais desse complicado Draft para vocês.
 Obrigado, Um abraço

        

                                                                                                            76ers Brasil.

                                                          <<Anterior     Próximo>> 
 

2 comentários: